quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bolo mármore com cobertura de chocolate

Sempre que fico em casa ao Domingo, gosto de fazer um bolo. Neste último, manteve-se a tradição :-)
Havia mostrado as fotos desta receita ao João, numa das minhas recolhas, e ele andava sempre a falar no tal bolo mármore, por isso foi essa a escolha desta vez (mas confesso que também eu própria gosto muito deste bolo...)
Tinha algumas receitas deste bolo, acabei por optar por esta, que retirei do blogue Coco&Baunilha. As minhas fotos não são comparáveis, eu sei, mas o sabor deve ter ficado parecido :-)
Explico então como fiz, uma vez que alterei um pouco a receita original.

Ingredientes

Bolo:
4 ovos
230 gr de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
250 ml de leite
250 ml de óleo
300 gr de farinha com fermento
2 colheres de sopa de cacau
1 pitada de sal

Cobertura:
100 gr de chocolate branco
1 colher sobremesa de manteiga

Modo de preparação:
Bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até obter um creme fofo esbranquiçado. Sem deixar de bater, acrescentar o óleo, aos poucos e vertendo em fio. De seguida, juntar também o leite, aos poucos, e mexer tudo muito bem. 
Entretanto, acrescentar a farinha e o sal peneirados e mexer bem com colher de pau ou um fouet até ficar tudo ligado.
Separar metade da massa, à qual se junta o cacau e se envolve bem. Prontas as duas massas, untar e polvilhar uma forma, de preferência sem buraco (eu, por acaso, usei com buraco, mas penso que sem buraco é melhor, por causa da cobertura) e, por fim, ir colocando as duas massas. Eu usei duas colheres de servir a sopa para ajudar. Comecei por verter uma colher de massa branca no centro, depois, no meio desta, uma colher de massa de chocolate e assim sucessivamente até se acabarem as massas. 
Levar ao forno cerca de 40 minutos, a 180ºc e depois de estar cozido, deixa-se arrefecer.
Entretanto prepara-se a cobertura, levando o chocolate ao lume com a manteiga até derreter. Deixar arrefecer ligeiramente e cobrir o bolo.

Bom apetite!

Segredos:
Convém que, no momento de separar as massas, se separe mesmo metade-metade, não só para ficar com a mesma quantidade de massa das duas qualidades, mas também por causa do efeito visual.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bolo de leite condensado


Olá!
Aqui está mais um bolinho muito saboroso e fácil de fazer :-)
Já não me lembro de onde tirei a receita, mas foi aqui pela internet... É daquelas que imprimo e depois acaba por "perder" a fonte original...
Segue a receita.

Ingredientes:
180 gr de farinha
1 lata de leite condensado
4 ovos separados
150 gr de manteiga

Modo de preparação:
Bater o leite condensado com as gemas. Juntar a margarina amolecida e misturar bem. Acrescentar a farinha e voltar a bater. Finalmente, envolver delicadamente as claras batidas em castelo. Levar ao forno numa forma de chaminé, untada e polvilhada, cerca de 30 minutos, a 180ºc.

Bom apetite!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Palmiers

Pois é, perante um dia que amanheceu algo inquieto por aqui, cozinhar pareceu-me a actividade apropriada para desanuviar. Decidi experimentar fazer uns palmiers, não só porque é o meu biscoito preferido, mas também porque tinha uma base de massa folhada que queria gastar. A experiência correu apenas razoavelmente, pois apesar de ser muito fácil de fazer, os neurónios, hoje, não estão todos no sítio certo, e o responsável pelos dados adquiridos (como, por exemplo, untar o tabuleiro!), devia andar a passear na altura de levar estes docinhos ao forno...
Segue a receita.

Ingredientes:

1 preparado de massa folhada fresca (a minha era marca Continente)
Açúcar, açúcar baunilhado e canela q.b. 


Modo de preparação:
Polvilhar uma superfície lisa (o balcão, por exemplo) com a mistura dos açúcares e a canela. Colocar a massa folhada por cima e polvilhá-la com a mesma mistura.
Enrolar a massa folhada desde os dois lados extremos em direcção a um centro comum e nesta altura, cortar fatias da massa enrolada, bem finas (mais ou menos 1 cm).
Levar ao forno médio num tabuleiro untado (lol) ou coberto por uma película de silicone. Cozem em cerca de 15, 20 minutos, quando já estou douradinhos.

Bom apetite!

Segredos:
O preparado com que se polvilha pode ser como o que referi, ou apenas açúcar, ou açúcar com canela. Fica ao gosto de cada um.


Divagando...



Tenho dias, como o de hoje, que ando mal disposta, que me sinto triste, deprimida, sem rumo... Coisas cíclicas e normais. Penso mesmo que às vezes temos de ficar assim para podermos pensar na vida, para podermos dar valor ao que de bom ela nos oferece, para podermos avaliar situações… É o que estou a tentar fazer. Sinto que, muitas vezes, me deixei “levar pela corrente” em vez de ser eu a controlar o “leme do barco” na direcção certa ou que eu considero certa. E este “deixa andar” levou (e ainda vai levando) a que faça coisas erradas ou menos desejáveis, coisas que simplesmente não são o que eu quero… Falo de muito e de pouco, falo de tudo e de nada, mas assim, divagando, acalmo os pensamentos que me inquietam… Mas para tudo há um momento e, quiçá, esse momento seja hoje…

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bolo de lima


Olá!

Tenho andado um bocado ausente do blogue, mas hoje decidi vir partilhar a receita de um bolo de lima que acabei de fazer e que me está a saber muito bem!
Sobraram-me duas limas de uma sobremesa que fiz no fim-de-semana (tarte de lima) e como tinha que as gastar e me apetecia um bolinho seco, pesquisei receitas e acabei por escolher a que vi no blogue Coisas d'amar, por me parecer ser a menos calórica e com menos gorduras. Modifiquei-a um pouco e meti mãos à obra.
Passo a explicar como fiz.

Ingredientes:
5 ovos
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
fermento q.b.
100 gr. de manteiga
2 limas

Modo de preparação:
Untar uma forma com manteiga e polvilhá-la de farinha. Ligar o forno.
Separar as claras das gemas dos ovos e bater as primeiras em castelo. Reservar.
Derreter a manteiga. Reservar.
Retirar o sumo a uma das limas. Reservar.
Bater as gemas com o açúcar até estar um creme esbranquiçado e fofo. De seguida, juntar a manteiga derretida, bater bem, e depois juntar o sumo da lima e bater por mais dois minutos.
Feito isto, envolvem-se as claras batidas em castelo e a farinha com o fermento, alternadamente, e deita-se o preparado numa forma, levando logo ao forno, moderado, por cerca de vinte, trinta minutos.

Bom apetite!

Segredos:
O bolo pode ficar assim ou pode regá-lo com calda de lima. Eu reguei, mas preferia não o ter feito. Gosto mesmo é dos bolos sequinhos...
Se pretender fazer a calda, é só juntar duas colheres de água com o sumo de uma lima, levar a ferver e quando tal acontecer juntar três ou quatro colheres de açúcar (em pó ou não) e mexer bem. Depois regar o bolo, ainda morno, com esta calda.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tarte de doce de leite e chocolate


Um dia destes, vi esta receita no "come chocolates, pequena" e tive logo a certeza que tinha de experimentar. A conjugação do doce de leite com o chocolate faz-me, simplesmente, perder a cabeça!
Ainda pensei que fosse complicado, mas os ingredientes eram tão poucos e o modo de fazer tão simples que, mal que pude, experimentei. 
O resultado? Delícia! E se ficar de um dia para o outro no frigorífico, melhor ainda :-)
Passo a explicar como e com o que fiz, porque foi ligeiramente diferente...

Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada
1 lata de leite condensado cozido
200 gr. de chocolate 70% cacau (comprei da marca Lindt)
200 ml. de natas

Modo de preparação:
Forrar uma tarteira com a massa quebrada, picar a massa com um garfo e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, coberta por papel vegetal e contas de assar (ou feijões, como eu fiz), durante 15 minutos. De seguida, retira-se o papel e as contas e deixa-se estar no forno por mais 5 minutos, mas diminui-se a temperatura para cerca de 120ºC. Retirar e deixar arrefecer completamente.
Entretanto, derreter o chocolate com as natas. Deitar este creme sobre a massa arrefecida e cobrir com o chocolate.
Servir bem fria.

Bom apetite!

Segredos:
Primeiro, é importante que o chocolate seja de boa qualidade.
Segundo, não deixar o chocolate derreter demasiado.
Terceiro, tive de juntar o pacote inteiro das natas, porque o que indicava na receita era insuficiente para que o chocolate ficasse bem líquido. Quando juntei poucas natas, ficou tão espesso que não consegui espalhar na tarte, daí que tenha juntado mais natas.
Quarto, alisar bem o chocolate...
Quinto, ir ver a receita ao "come chocolates, pequena" e fazer a massa e o doce de leite tradicionais :-)

P.S. Peço desculpa pelas fotos mas só me lembrei de fotografar no dia seguinte, quando só havia esta fatia e já toda destruída...

sábado, 26 de maio de 2012

"Modelitos" em Barcelona

Olá!
Estou de volta ao lar, como diz alguém, depois de uma viagem em trabalho a Barcelona.
Como este fim-de-semana não houve tempo para doces, aliás, estou de dieta absoluta, lembrei-me de partilhar  os modelos que usei em Barcelona. Pois, também gosto muito de moda, não sei se já tinha dito. E Barcelona inspirou-me :-)


Nas Ramblas, andei assim:
 Sapatos e mala - Parfois
Calças - Sacoor
Top - Blanco
Óculos e brincos - Bijou Brigitte
Blaser - Stradivarius



Na Torre Agbar, andei assim:

Sapatos e mala - Parfois
Calças - Sacoor
Top - Blanco
Óculos e brincos - BK

sábado, 12 de maio de 2012

Muffins de chocolate para a Xaninha



Bem, a verdade é que estes bolos de chocolate foram de chocolate porque a Xaninha insistiu muito! Eu tinha pensado fazer só de limão e baunilha, porque são os meus preferidos. Mas ela e o chocolate têm uma relação especial, ela estava cá em casa, pediu, pediu e eu lá fiz, doze de uma coisa e doze de outra...
A verdade é que saíram bem. Por norma, os meus queques ou muffins de chocolate, apesar de saborosos, nunca tinham grande aspecto, mas estes ficaram bonitos :-)
A receita foi a que se segue.

Ingredientes:
2 ovos
220 gr de açúcar
110 gr de farinha
6 colheres de sopa de cacau  em pó sem açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
160 ml de leite
150 gr de manteiga

Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno. Preparar 12 forminhas de muffins.
Bater os ovos com o açúcar. Misturar a farinha, o cacau, o fermento a baunilha e o leite e envolver tudo. Juntar a manteiga derretida.
Verter para a forma e colocar no forno por uns 30 minutos.

Bom apetite!


Gulodices para o dia da mãe!

Hello!
Sei que "o dia da mãe" já foi há quase uma semana, mas ainda não tinha tido tempo para vir aqui mostrar as gulodices que fiz para o dia. Se bem que, na realidade, não tenha havido grandes gulodices. Mãe e mãe do namorado não são muito doceiras...
Assim, fiz duas doses de muffins, de limão e baunilha e de chocolate para a mãe do João, e um bolo de fécula para a minha, que, segundo ela, é o seu doce preferido.
Nas minhas memória mais remotas de festas, o bolo de fécula sempre esteve presente. Não é, de longe, dos meus preferidos, mas é fofinho e come-se bem...

Deixo a receita do bolo.
Dos muffins de chocolate, que são diferentes de outros que já fiz, deixo depois. Os muffins de limão e baunilha são estes.

Bolo de fécula

Ingredientes:
8 ovos
250 gr. de açúcar
200 gr. de fécula de batata
1 colher de fermento
coco ralado

Modo de preparação:
Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar. À parte, juntar a fécula e o fermento e reservar.
Bater as claras em castelo. Misturar as claras batidas no preparado do açúcar com as gemas (já batido) e, de seguida, juntar a mistura da farinha e do fermento e envolver bem.
Verter para um tabuleiro untado de manteiga e polvilhado de farinha e levar ao forno mais ou menos por 20/30 minutos.
Depois de cozido, deixa-se arrefecer, parte-se em dois e barre-se e cobre-se com o creme que se segue.

Ingredientes:
1 litro de leite
4 colheres de sopa de farinha maizena
6 colheres de açúcar
5 gemas de ovo

Modo de preparação:
Misturam-se as gemas com o açúcar e a maizena e bate-se ligeiramente. Coloca-se o leite ao lume num tacho e deita-se esta mistura. Vai-se mexendo sempre, até engrossar. Deixa-se arrefecer um pouco antes de rechear e barrar o bolo. No final, polvilha-se de coco ralado.

Como podem ver, a minha decoração foi feita às três pancadas... Para a próxima, faço melhor :-)

Bom apetite!

Segredos:
Segredo, segredo, gostava eu de saber qual é o da Leonor Sousa Bastos para conseguir fazer estas coisas assim... Nos meus anos, que estão quase a chegar, vou experimentar a versão do bolo de fécula dela :-)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Prendinhas para a Pat - by Lion of Porches



Meus Deus, praticai a bondade e atendei às preces da vossa querida e fiel seguidora, que é boa menina, porta-se bem, não diz palavrões e faz os trabalhos de casa todos!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prendinhas para a Pat - by Furla




Só de olhar, fico emocionada! Pensar que estes sapatinhos podem vir parar aos meus pés de Cinderela, deixa-me assim :-)
E a malinha a fazer pandam, era a cereja em cima do bolo!
Love it, love it, love it!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Queques de limão e baunilha



Olá! A avó do João tem um limoeiro no jardim que está sempre carregadinha de limões. Um dia destes fomos lá apanhar alguns e agora há que os gastar. Então procurei receitas de queques que levassem limão e, para além de queques com nozes e limão, cuja receita já postei, fiz uns deliciosos de limão e baunilha, muito, muito bons :-) 
Há que dizer que de todas as receitas de queques que já partilhei, estas duas são as minhas preferidas. Adoro nozes, adoro limão e adoro baunilha.
Deixo então a receita dos queques de limão e baunilha.

Ingredientes:
100 gr de manteiga amolecida
100 gr de açúcar amarelo
casca de 1 limão (ralada)
2 ovos
100 gr de farinha
1 colher de café de fermento
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Modo de preparação:
Bater os ovos com a manteiga e os ovos (que deverão ser colocados à vez). De seguida, juntar a farinha, o fermento e o açúcar baunilhado. Por fim, adicionar a casca do limão ralada a misturar tudo muito bem.
Levar ao formo em formas de queques, por uns 20/30 minutos (vai-se fazendo o teste do palito).

Bom apetite!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Muffins ou Queques de chocolate e banana

















Estou aqui com uma dúvida: queques ou muffins, qual é a diferença? Para mim, neste momento, é tudo a mesma coisa, por isso vou baptizar estes de muffins, que é mais fácil :-)
Pois é, no feriado do 25 de Abril, que soube bem como tudo, resolvi fazer uns muffins para distribuir pela família. A escolha recaiu nestes, com banana e chocolate, precisamente porque tinha estes ingredientes em casa e já precisavam de ser gastos...
Tinha a receita impressa, não sei de onde veio, e só depois de preparar tudo é que reparei que não precisava de batedeira! Foi a primeira vez que fiz bolos e que não precisei de a usar. E foi das coisas mais fáceis e rentáveis que já fiz. Passo a explicar.

Ingredientes:
300 gr de farinha
150 gr de açúcar
100 gr de manteiga
2 colheres de chá de fermento em pó
1 ovo
175 ml de leite
2 bananas grandes
100 gr de chocolate partido aos bocados (usei 85 gr)

Modo de preparação:

Ligar o forno a 200ºC e preparar a forma. Eu usei a do costume, que adoro. É esta. Aliás, usei duas formas, porque ia fazer doze muffins. Coloquei em cada espaço uma forminha de papel, por isso não untei.

Começar por esmagar as bananas. Reservar.
Misturar a farinha com o açúcar num recipiente e, noutro, o ovo batido, a manteiga derretida e o leite. Juntar os elementos líquidos aos sólidos e misturar bem. Adicionar as bananas esmagadas e o chocolate (eu usei um chocolate normal preto e piquei-o em pedaços na picadora).
Encher 3/4 de cada uma das forminhas e levar ao forno até estarem cozinhados, cerca de 20, 30 minutos.

Bom apetite!

Segredos:
Huuuummmm, acho que não tem.. Como havia dito, é muito fácil e rápido de fazer...
Ah, lembrei-me de uma coisa! A massa não deu para 12, deu para 18!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Livrinhos que vieram morar cá em casa :-)

Pois é, este fim-de-semana perdemos a cabeça e entre Fnac e Wook, juntamos mais ns títulos à nossa biblioteca pessoal. Da minha parte, vieram estas preciosidades, que me apetece devorar com a maior rapidez possível mas que, infelizmente, vão ter de ir com calma e no pouco tempo livre que tenho... Adoro ler. Se pudesse, passava os dias nisso...








quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tarte de limão merengada



Este fim-de-semana que passou, tivemos uns amigos para jantar cá em casa e como tinha uns limões caseiros a que queria dar uso, decidi fazer uma sobremesa com limão. Optei por uma tarde de limão merengada e depois de analisar muitas receitas, optei por esta, do blog pedra do lar, mas introduzi algumas alterações... Gostei do resultado. É saborosa e tem um aspecto bonito :-)


Ingredientes:

250 gr de bolacha de aveia (usei digestivas)
125 gr. de manteiga
1 lata de leite condensado (uso sempre da Nestlé)
1 dl de sumo de limão + raspa de 1 (dá uns 3 se forem grandes, 4 se forem pequenos)
5 ovos (à temperatura ambiente)
150 gr. de açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha

Modo de preparação:
Primeiro, ligar o forno para que este vá aquecendo.
De seguida, triturar as bolachas e misturá-las muito bem com a manteiga derretida  (eu misturo com as mãos e durante algum tempo). Espalhar este preparado sobre uma forma de fundo amovível (e lados, se chegar).
Entretanto, bater o leite condensado com as gemas. Ir juntando as gemas uma a uma e, depois, aos poucos, o sumo e a raspa do limão. Deitar sobre a tarte e levar ao forno, a 200ºC, por 15 minutos para cozer.
Enquanto a tarde coze, bater as claras até estas ganharem espuma e nessa altura adicionar aos poucos o açúcar e o aroma de baunilha, batendo até obter um merengue bem firme.
Por fim, colocar o merengue sobre a tarde (que entretanto já cozeu) e levar novamente ao forno, a 180ºC, até o merengue ganhar um tom dourado.


Bom apetite!

Segredos: 
Para ficar com efeitos giros, deitar o merengue às colheradas para cima da tarte.

P.S.
Com o calor, a tarte ganhou uns pingos dourados por cima, mas como achei que ficava giro, não tirei :-)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Formas baratas e eficientes

São estas as formas de que falo. E gosto muito! 


Muffins de chocolate e muffins de baunilha

Estes muffins eram para, supostamente, levar para um almoço que íamos ter Domingo, na casa de uns amigos, no Douro, mas, coitados, não chegaram ao destino, ou melhor, tiveram outro destino: alguns estômagos esfomeados :-) 
Os de baunilha, para mim, estavam melhores. Acho que eu e este tipo de bolos "versão chocolate" não estamos a combinar muito bem... Ambas as receitas são fáceis e saem já de seguida!


Muffins de baunilha


Ingredientes:
125 gr. de açúcar
125 gr. de manteiga amolecida
2 ovos
1/2 colher de essência de baunilha
125 gr. de farinha
6 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento


Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, juntar a manteiga com o açúcar e bater até obter uma mistura cremosa. Acrescentar os ovos, um a um. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater bem. Por último, adicionar o leite e a baunilha. Verter a mistura para as formas (eu usei as minhas novas formas de metal - baratas e muito eficientes - com as formas de papel lá dentro) e levar ao forno por 15, 20 minutos. 
Depois de prontos e arrefecidos, coloquei um pouco do creme que usei para rechear o bolo do crisma da Xaninha e voilá, ficaram quase cupcakes ;-)



Muffins de chocolate

Ingredientes:
150 gr. de manteiga
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
3/4 chávena de cacau
2 ovos
1 colher chá de fermento


Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num recipiente próprio, misturar a manteiga e o açúcar, até obter uma consistência fofa. De seguida, adicionar o cacau, os ovos e a farinha. Misturar bem. Verter esta mistura para as formas e levar ao forno entre 10 a 15 minutos (eu deixei mais que isto e não gostei muito do resultado; acho que os queques/muffins/cupcakes ficaram meios esquisitos...). 

Já depois de frio, coloquei um pouco de creme de chocolate (o creme que usei para barrar este bolo e que sobrou) e ficaram assim :-)

O crisma da Xaninha e a primeira experiência com pasta de açúcar

Olá!
No fim-de-semana passado, foi o crisma da Xaninha e eu fiquei encarregue das sobremesas. Como andava mortinha para experimentar a pasta de açúcar, aproveitei a ocasião e aventurei-me no mundo das coberturas.
Não gostei muito da experiência. Até gostei do resultado, apesar de muito primário, mas deu-me imenso trabalho e o facto de ter feito uma data de outras sobremesas antes, não ajudou muito... Na hora de enfeitar o bolo, já só queria paz e descanso!
E porque é que me deu muito trabalho? Primeiro, porque não tinha muito espaço e o facto de estar a sujar tudo irritava-me. Segundo, porque a massa tem de ser trabalhada (ou seja, bem amassada com as mãos, antes de a alisar) e isso foi chato. Até me ficaram a doer as mãos... Enfim, valeu o pormenor de a massa ser saborosa e de quem comeu ter gostado.

Vou deixar a receita que fiz.

Bolo com pasta de açúcar

Ingredientes:
Para o bolo
8 ovos
300 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento 
Para o recheio
1 pacote de natas Agros
1 colher chá corante rosa
3 colheres sopa de açúcar
Para a cobertura
pasta de açúcar branca
pasta de açúcar rosa 

Modo de preparação: 

Separar as gemas das claras e bater as últimas em castelo (os ovos devem estar à temperatura ambiente). Num recipiente próprio, bater o açúcar, a manteiga e os ovos. De seguida, juntar a farinha, o fermento e a raspa do limão. Incorporar as claras no preparado anterior e levar ao forno pré-aquecido numa forma previamente untada e polvilhada (untei com vaqueiro líquido e usei duas formas redondas, em vez de uma, médias, porque assim recheava-se melhor).
Entretanto bater as natas bem firmes. Quando assim estiverem, juntar as colheres de açúcar e o corante.
Quando o bolo tiver arrefecido, recheá-lo com este creme.
Colocar numa boleira hermética (ou qualquer coisa onde não entre ar, nem cheiro) e levar ao frigorífico por um bocado para endurecer.

Finalmente, a pasta de açúcar. Vou contar a minha experiência.
Como já referi, comecei por amassá-la bem, como se fosse plasticina (foi o que me recomendaram...). Polvilhei a bancada de trabalho com farinha maizena, para que a pasta não agarrasse e lá fui tentando esticar, com um rolo da massa que comprei especialmente para o efeito... Não foi de todo complicado, mas a massa ainda pegou algumas vezes à bancada e lá tinha eu de voltar ao início... Depois de ter conseguido alisá-la bem, tratei de transferi-la para o bolo e essa parte até se fez bem. Depois foi só cortar o que ficou a mais e enfiar para dentro as pontinhas, para não ficar nada a ver-se! E o resultado é mais ou menos o que se vê nas fotos.
Tinha comprado também pasta rosa, uns cortadores em forma de letras e outros em forma de flor, mas confesso que a decoração ficou fraquinha, pois eu já estava mesmo MUITO farta da cozinha :-)
Ah, colei as letras e as flores com uma cola alimentar que também comprei para o efeito.

Neste dia fiz também um bolo para o dia do pai (que já tinha passado), do qual já deixei aqui a receita. E duas versões de muffins, cujas receitas partilho a seguir :-)

terça-feira, 20 de março de 2012

Jantar do dia do pai

Olá!

Ontem foi, como se sabe, dia do pai. Para mim, o dia do pai, tal como o da mãe, dos avós, da criança, do namorado, da mulher e por aí é todos os dias. Mas pronto, há estes clichés e lá temos de ir na onda... Como o meu papá está longe, não pude estar com ele. Mas no fim-de-semana vou levar-lhe um docinho especial :-) Aliás, o próximo fim-de-semana vai ser dedicado a novas experiências culinárias, mas depois falamos disso.
Voltando ao dia de ontem, o João convidou os pais para virem jantar cá a casa e então decidi fotografar o "cardápio" para vir aqui partilhar. 
Como foi dia de trabalho, e dos compridos, não deu para grandes aventuras na cozinha. Limitei-me a uma entrada, um prato principal e sobremesa: cogumelos recheados, bacalhau com broa e queques de laranja.
Acho que estava tudo muito bom, se bem que eu me devia ter contido um bocado, pois o meu organismo ainda não está totalmente recuperado, mas pronto, valha pelo que soube :-)

Deixo-vos umas fotos rápidas e as receitas. As quantidades são para quatro pessoas. Para os cogumelos, não segui receita alguma. Vi várias e depois diz uma mistura de todos. Em relação ao bacalhau, fiz mais ou menos a receita da minha irmã, que está no blog dela. Quanto aos queques, fiz a receita que já coloquei aqui no blog; só fiz um ligeiro up-grade: em vez de uma laranja, coloquei duas.

Cogumelos recheados

Ingredientes:
5 cogumelos portobello
75 gr. de tiras de bacon (finas)
1/2 alho francês (só a parte branca)
1/2 cebola
queijo ralado
azeite, sal e pimenta q.b.



Modo de preparação:

Lavar os cogumelos e cortar-lhe os pés. Reservar quatro e deixar um para cortar em pedaços bem pequenos, tal como os pés. Fazer o mesmo com a cebola, o bacon e o alho francês (este último cortado em rodelas bem finas). Colocar tudo na wook, regar com o azeite, temperar com o sal e a pimenta e levar  ao lume. Deixe cozinhar por uns dez minutos em lume médio.
Entretanto, colocar as cabeças dos cogumelos, viradas para baixo, num recipiente de ir ao forno, rechear cada um deles com o preparado, cobrir de queijo ralado e levar ao forno, médio, por uns sete minutos. E voilá!

Bacalhau com broa

Ingredientes:
3 postas de bacalhau grossas
16 batatas pequenas
1 molho de grelos
6 dentes de alho
1 cebola grande
2 folhas de louro
sal, leite e azeite q.b.
1/4 de broa de milho

Modo de preparação:
Comece por assar as batatas a murro. Lavá-las muito bem, colocá-las num tabuleiro com sal e levar ao forno. Demoram cerca de 1h a ficar prontas. Depois disso, retiram-se do forno, dá-se um pequeno murro a cada uma (como estão muito quentes, convém usar um pano de cozinha para ajudar!) e estão prontas.
 
Enquanto as batatas estão a assar, vão-se fazendo o resto das tarefas. Primeiro, e para já ficar despachado, esfarela-se a broa. Eu usei a picadora... De seguida, colocar o bacalhau cru em leite, por uns quinze minutos, só para amaciar. Depois, coza-o em água com as folhas de louro e três dentes de alho. Quando estiver, retire as postas de bacalhau (que deve deixar arrefecer para depois lascar) mas reserve a água da cozedura para cozer os grelos, tarefa que pose executar de seguida. Os grelos cozem rápido, no máximo uns dez minutos. Entretanto, num outro tacho, já deve ter o azeite com a cebola cortada em rodelas finas, bem como os olhos laminados, a amaciar. Deixe cozer em lume brando, e acrescente um pouco do leite onde esteve o bacalhau, duas ou três colheres de sopa. 
A última tarefa é juntar tudo para levar ao forno. Assim, no tacho que tem o azeite, as cebolas e os alhos, coloca-se o bacalhau já feito em lascas, os grelos e mistura-se tudo. Num recipiente próprio para ir ao forno, coloca-se esta mistura, as batatas de lado (como está na figura) e a broa por cima do preparado de bacalhau. Se quiser, pode regar as batatas com um fio de azeite. No forno, são uns dez minutos no máximo. É só o tempo da broa corar...

Quanto aos queques de laranja, a receita já partilhei, deixo só uma foto desta última fornada.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Queques de laranja



Olá!

Mais um dia de sol (confesso que já estou farta...) e mais uma receita para partilhar (disto não me canso!).
A pretexto de festejar o aniversário do Duarte, um colega de trabalho, que, sendo homem (lol), não tem muita aptidão para a cozinha, ofereci-me para fazer uma coisinha doce que nos acompanhasse no café matinal. E como tinha umas laranjas em casa a precisar de uso, decidi experimentar esta receita de queques de laranja.
Correu bem e acho que são óptimos para acompanhar com um chá ou um café. Daqui a pouco vamos experimentar a combinação, enquanto discutimos a "situação" do nosso Porto :-)
São muito fáceis de fazer.

Ingredientes:
4 ovos
30 ml de óleo
70 ml de sumo de laranja (mais ou menos 1 laranja)
150  gr de açúcar (branco ou amarelo)
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento

Modo de preparação:
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. De seguida, adicionar a farinha, o óleo, o sumo da laranja e envolver tudo muito bem. Por fim, incorporar as claras batidas em castelo e, como passo final, acrescentar o fermento. 
Vai ao forno em formas untadas de manteiga (ou formas de silicone) durante uns 15 minutos, a 200ºC. 

Segredos:
Nada de especial. Em relação às formas, desta vez usei as de silicone. Usei seis, ligeiramente untadas com vaqueiro líquido, e outras seis com forminhas de papel lá dentro. Como ainda sobrou massa, untei mais quatro formas de alumínio e fiz mais quatro queques :-)

P.S.
As fotos seguem mais tarde, que o meu computador profissional, apesar de todo xpto, tem umas manias esquisitas, no que à net diz respeito. E por falar em fotos, as minhas são sempre tão feiinhas e tão pouco "comestíveis" :-(

domingo, 11 de março de 2012

Muffins (ou queques) de nozes e limão



Ora muito boa noite!

Um dia destes, enquanto fazia o almoço, deu-me para, simultaneamente, fazer estas coisinhas boas, porque o meu organismo é chato e está sempre a pedir-me doces. Não percebo que se passa com ele... Eu quero manter a linha, aliás, quero melhorar a linha, mas é tão, tão difícil resistir... É que para além de gostar de comer doces, gosto de os fazer!
Pelo menos parece-me que estes queques pequeninos e fofinhos não são assim uma bomba calórica muito grande e como só fiz doze, o João comeu logo alguns (lol) e o resto vou ter de partilhar com a família, que é enorme, acho que me vou limitar a saborear apenas um exemplar :-)
Deixo-vos a receita e a certeza de que vale a pena experimentar!

Ingredientes:
100 gr manteiga
100 gr açúcar
2 ovos
100 gr de nozes picadas pu miolo de noz
150 gr farinha
50 ml leite
raspa de 1 limão
1 colher de chá de fermento

Modo de preparação: 
Ligar o forno a 180ºC. Bater muito bem a massa com o açúcar até ficar com uma consistência cremosa. De seguida, juntar a raspa do limão e, logo depois, adicionar os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Juntar o leite e mexer bem.
Entretanto, picar ou triturar as nozes e envolver no preparado (neste momento já não precisa da batedeira). Por último, misturar o fermento na farinha e juntar à massa.
Deitar o preparado em formas (eu usei 6 de silicone e 6 de metal. Untei todas), de preferência untadas de manteiga e polvilhadas de farinha, enchendo até 3/4 com a massa. Levar a forno cerca de vinte minutos. Depois de pronto, esperar uns minutos antes de desenformar.   

Bom apetite!


Segredos:
Não há! Quer dizer, isto não é um segredo, é casmurrice minha. Untei as formas de silicone, ao contrário daquilo que me diziam para fazer :-) E a verdade é que os bolos desenformaram muito facilmente!