quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bolo mármore com cobertura de chocolate

Sempre que fico em casa ao Domingo, gosto de fazer um bolo. Neste último, manteve-se a tradição :-)
Havia mostrado as fotos desta receita ao João, numa das minhas recolhas, e ele andava sempre a falar no tal bolo mármore, por isso foi essa a escolha desta vez (mas confesso que também eu própria gosto muito deste bolo...)
Tinha algumas receitas deste bolo, acabei por optar por esta, que retirei do blogue Coco&Baunilha. As minhas fotos não são comparáveis, eu sei, mas o sabor deve ter ficado parecido :-)
Explico então como fiz, uma vez que alterei um pouco a receita original.

Ingredientes

Bolo:
4 ovos
230 gr de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
250 ml de leite
250 ml de óleo
300 gr de farinha com fermento
2 colheres de sopa de cacau
1 pitada de sal

Cobertura:
100 gr de chocolate branco
1 colher sobremesa de manteiga

Modo de preparação:
Bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado até obter um creme fofo esbranquiçado. Sem deixar de bater, acrescentar o óleo, aos poucos e vertendo em fio. De seguida, juntar também o leite, aos poucos, e mexer tudo muito bem. 
Entretanto, acrescentar a farinha e o sal peneirados e mexer bem com colher de pau ou um fouet até ficar tudo ligado.
Separar metade da massa, à qual se junta o cacau e se envolve bem. Prontas as duas massas, untar e polvilhar uma forma, de preferência sem buraco (eu, por acaso, usei com buraco, mas penso que sem buraco é melhor, por causa da cobertura) e, por fim, ir colocando as duas massas. Eu usei duas colheres de servir a sopa para ajudar. Comecei por verter uma colher de massa branca no centro, depois, no meio desta, uma colher de massa de chocolate e assim sucessivamente até se acabarem as massas. 
Levar ao forno cerca de 40 minutos, a 180ºc e depois de estar cozido, deixa-se arrefecer.
Entretanto prepara-se a cobertura, levando o chocolate ao lume com a manteiga até derreter. Deixar arrefecer ligeiramente e cobrir o bolo.

Bom apetite!

Segredos:
Convém que, no momento de separar as massas, se separe mesmo metade-metade, não só para ficar com a mesma quantidade de massa das duas qualidades, mas também por causa do efeito visual.

Sem comentários: