terça-feira, 23 de agosto de 2011

Crepes doces




Olá!

Hoje venho deixar-vos a receita que costumo usar para fazer crepes. 
Os crepes são muito úteis, quando temos aquela vontade súbita de comer algo bom e não há mais nada :-) E depois, acompanham com qualquer coisa: gelado, compotas, caramelo, chocolate...
Tenho várias receitas de crepes, mas gosto muito desta que vos deixo.

Ingredientes:
100 gr. de farinha
2 dl. de leite
3 ovos + 1 gema
50 gr. de açúcar
50 gr. de manteiga
raspa de limão q.b.

Modo de preparação:
Misturar a farinha com o açúcar, metade do leite e a raspa do limão. Mexer muito bem. Juntar os ovos e a gema, continuando a mexer. Por fim, juntar o resto de leite e a manteiga, que deve estar relativamente líquida, mas não a ferver. Esta operação deve ser feita de forma manual, ou seja, mexe-se tudo com uma colher!
Se houver tempo (ou se aguentar lol), deixa-se a massa repousar uns minutos.
De seguida, é só cozinhar. Unta-se uma frigideira com manteiga e leva-se ao fogão. Deixa-se aquecer e, quando estiver a uma temperatura média, coloca-se uma concha de sopa do preparado, espalhando por toda a superfície da frigideira. Quando estiver com aspecto de cozinhado, vira-se para também cozer do outro lado. Esta operação demora uns 5/7 minutos, dependendo do fogão, da temperatura deste e da frigideira.
Depois de pronto, pode servir-se mesmo assim ou com qualquer acompanhamento doce que se goste.

Bom apetite!

domingo, 21 de agosto de 2011

Quiche de bacon e cogumelos



Olá!

Hoje resolvi partilhar uma receita fácil e prática de fazer, principalmente se tiverem alguém para jantar: quiche.
A quiche pode levar qualquer recheio. Desta vez, optei fazer de bacon, cogumelos e courgette. Éramos quatro pessoas e acompanhei com salada de alfaces e tomate cherry.

Ingredientes:
1 embalagem de massa quebrada (por norma, congelada)
250 gr. de bacon
1 lata de cogumelos (de aproximadamente 350 gr.) ou 1 embalagem de cogumelos frescos branco (cerca de 250 gr.)
1 courgette pequena
3 ovos
1 pacote de natas 
1 alho
azeite, sal, pimenta, alho em pó q.b.

Modo de preparação:
Primeiro, deixar a massa quebrada descongelar totalmente. Assim que estiver, estendê-la numa forma de fundo amovível (aquelas formas de fazer tartes), tal como está, ou seja, com o papel vegetal que traz por fora, cortando, no entanto, o que fica a mais. Ter cuidado para não partir a massa ou fazer buracos. Depois, e ainda em relação à massa, há duas opções: ou vai uns 10 minutos ao forno (com umas leguminosas por cima), ou não e, neste caso, demora mais uns minutos a cozinhar. Eu tanto faço de uma como de outra maneira, é conforme me lembro... Em qualquer dos casos, tem de se picar bem a massa com um garfo. 
Entretanto, põe-se um pouco de azeite numa frigideira, coloca-se o alho partido e refoga-se por 30 segundos. De seguida, adiciona-se o bacon (cortado em cubos), os cogumelos (laminados) e a courgette (também cortada em cubos) e deixa-se cozinhar. Mexe-se de vez em quando. O lume deve estar médio. À parte, numa tigela, batem-se os ovos e, depois, junta-se o pacote de natas, mexe-se e tempera-se.
O último passo é colocar o preparado da frigideira (bacon, cogumelos e courgette) por cima da massa e, por fim, verter a mistura dos ovos com as natas e levar ao forno (médio, uns 180º/200º, por 40/50 minutos). 
A partir dos 40 minutos, convém vigiar. A partir do momento que já esteja dourada, é porque está pronta :-)

Segredos:
1. Em vez de colocar só bacon, pode colocar-se metade bacon e metade fiambre aos cubos.
2. Depois de verter tudo para a forma, pode colocar um pouco de queijo ralado em cima.

Bom apetite!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cheesecake de morango


Não faço ideia quando foi a primeira vez que fiz cheesecake, nem onde arranjei a receita, mas esta é das sobremesas  que mais me pedem para fazer. Aí vai a receita que eu sigo.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
6 a 8 folhas de gelatina incolor (depende do tamanho das mesmas)
200 gr. de queijo philadelphia (1 pacote)
1 pacote de bolacha maria
125 gr. de manteiga
doce de morango (1 frasco normal)

Modo de preparação:
Reduzir as bolachas a pó, na picadora. Derreter a manteiga. Juntar as duas coisas, mexer bem e amassar com as mãos. Barrar o fundo de uma forma própria para este tipo de sobremesa (daquelas que tem fundo amovível) e levar ao frigorífico por cerca de 1h. 
De seguida, demolhar as folhas de gelatina em água. Escorrer e derreter em 1 dl de leite (que deve estar quente mas não a ferver). Entretanto, vai-se preparando o creme. Primeiro, bater as natas em chantily. À parte, juntar o queijo com o leite condensado e envolver bem. Juntar este preparado às natas, envolver e acrescentar, por fim, as folhas de gelatina já derretidas no leite. Deitar sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico por umas 5h (se a pressa for muita, pode ir um bocadinho ao congelador).
Depois de o creme estar bem sólido, espalha-se o doce de morango por cima. Eu costumo demolhar uma folha de gelatina e juntá-la ao doce, levando-o ao lume. Assim, o doce solidifica melhor e evita-se que escorra, quando se desenformar.
Leva-se novamente ao frigorífico até à hora de servir. 

Desenformar o cheesecake nem sempre é fácil. Se virem que a bolacha não está a "colaborar", deixem ficar o fundo da forma e coloquem assim no prato.

Segredos:
1. Eu uso sempre natas Agros.
2. Se encontrar bolacha maria "marbu dourada" é a que uso.
3. A manteiga fica melhor se for derretida em banho-maria.
4. O doce de morango pode ser substituído por doce de frutos silvestres, ou doce de framboesa.

Bom apetite!

sábado, 13 de agosto de 2011

Bolo de mel (e canela)




Antes de mais, uma explicação para o parênteses na canela. O nome original da receita é bolo de mel, mas eu acho que o sabor é tanto a mel como a canela, daí achar por bem incluir o nome desta especiaria.


Ingredientes:
3/4 ovos 
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de leite
2 colheres de sopa de Vaqueiro derretido
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sobremesa de canela
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparação:
Bater muito bem o açúcar com os ovos inteiros e o Vaqueiro derretido (já morno). Acrescentar a canela, o bicarbonato, o mel e mexer. Por fim, juntar a farinha e o leite, começando na farinha e terminando no leite. Para que não ganhe grumos, convém peneirar a farinha ou, em última caso, passar a batedeira por meio minuto. Coze em forno moderado, em forma untada da manteiga ou Vaqueiro e polvilhada de farinha, por cerca de 45 minutos.

Segredos:
1. A massa fica muito líquida na hora de ir ao forno, mas é mesmo assim.
2. Depois de cozido, deixar estar na forma por uns 10 minutos e só depois desenformar.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O mundo de Pat... na cozinha!

Pois é, minha gente, como sabem (ou não) sou uma dona de casa muito prendada :-) O João que o diga! E de todas as funções que uma boa dona de casa deve executar, a que mais gosto e mais prazer me dá é cozinhar.
De vez em quando, publico fotos dos meus bolos ou outras sobremesas (que são o meu ponto forte) e costumam pedir-me as receitas, daí que tenha decidido começar a publicá-las aqui... Receitas que experimento, truques que tenha usado, dicas, etc.
Espero que aproveitem e saboreiem :-)