quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bolo de tangerina



Olá!

Depois de três meses de ausência da blogosfera e da cozinha (a minha vesícula e comidinha boa simplesmente nao combinavam), aqui estou eu, de volta, já sem vesícula mas ainda com alguns cuidados alimentares. Mesmo assim, as experiências culinárias já começaram e as receitas que venho hoje partilhar são ambas fruto de aproveitamentos: uma, de tangerinas que me deram mas a que, aqui em casa, não conseguimos dar vazão; outra de bananas, que já começavam a estar maduras demais.
Com as tangerinas, resolvi fazer um bolo de tangerina. É curioso como se sente perfeitamente o sabor da tangerina, não dando para confundir com qualquer outro citrino, como a laranja, por exemplo. O bolo é bastante fácil de fazer. Deixo, então, a receita.

Ingredientes:
Para o bolo:
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher chá fermento
3 ovos
1 pitada de sal
3 tangerinas com casca

Para a calda:
3 tangerinas (sumo)
3 colheres sopa de açúcar

Modo de preparação:
Bater muito bem os ovos, o óleo e o açúcar. Acrescentar as tangerinas, previamente picadas de forma grosseira na picadora (com a casca). Adicionar a farinha com o fermento e o sal. Untar uma forma de buraco com margarina e enfarinhá-la. Colocar a massa dentro da forma e levar a forno pré-aquecido a 180º, durantre cerca de 50 minutos.
Entretanto, colocar o sumo das outras três tangerinas numa caçarola, juntamente com o açúcar, e levar ao lume até levantar fervura, deixando ferver durante cerca de 2 minutos.
Quando o bolo estiver cozido, retira-se do forno, deixa-se arrefecer um pouco e depois desenforma-se. Para terminar, deita-se a calda por cima do bolo, de forma uniforme, até ficar bem húmido.

Bom apetite!

Segredos:
Ter cuidado para não deixar passar sementes das tangerinas...

Sem comentários: