Olá amiguinhos e amiguinhas (Pat a falar à Lucy Abreu Djaló)!
Tenho andado muito ocupada com as minhas investigações e, como tal, não me sobra grande tempo para vir aqui... Mas continuo a cozinhar praticamente todos os dias e hoje arranjei um bocadinho para vir partilhar o prato do jantar: bacalhau à gomes de sá.
Adoro bacalhau, de todas as maneiras. Como aqui em casa estamos de dieta, esta opção pareceu-me mais saudável.
Ingredientes (para duas pessoas):
2 postas de bacalhau demolhada (não precisam de ser muito grossas)
6 batatas grandes
2 dentes de alhos
3 folhas de louro
2 ovos cozidos
azeitonas pretas q.b.
salsa picada
azeite
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Cozer o bacalhau, numa panela com água e 1 folha de louro, por cerca de 10/15 minutos (depende da espessura do bacalhau). Depois de cozido, reservar.
Na água de cozer o bacalhau, coza as batatas, com casca. Temperar de sal. Demora uns 15/20 minutos. Quando estiver, retirar a pele e cortar aos cubos.
Cozer os 2 ovos. Depois de cozidos, partir aos quadrados.
Retirar as espinhas ao bacalhau (eu deixo ficar a pele) e desfiar em lascas grossas
Numa frigideira, ou num tacho, tanto faz, colocar o azeite a cobrir bem o fundo. Juntar o alho cortado, o resto do louro e deixar aquecer (sem refogar). Juntar as batatas, o bacalhau e o ovo, envolver, deixar estar uns 5 minutos e, no final, já depois de tirar do lume, polvilhar com salsa picada, colocar azeitonas e servir.
Bom apetite!
Segredos:
1. Em vez de juntar a batata, o bacalhau e o ovo de uma vez, pode deitar só a batata, deixar estar 5 minutos, o bacalhau por 1 minuto, e o ovo só depois de retirar do lume.
1 comentário:
Ok Patrícia muito bom aspecto mas... que aconteceu à cebola? JF
Enviar um comentário