quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tarte de limão merengada



Este fim-de-semana que passou, tivemos uns amigos para jantar cá em casa e como tinha uns limões caseiros a que queria dar uso, decidi fazer uma sobremesa com limão. Optei por uma tarde de limão merengada e depois de analisar muitas receitas, optei por esta, do blog pedra do lar, mas introduzi algumas alterações... Gostei do resultado. É saborosa e tem um aspecto bonito :-)


Ingredientes:

250 gr de bolacha de aveia (usei digestivas)
125 gr. de manteiga
1 lata de leite condensado (uso sempre da Nestlé)
1 dl de sumo de limão + raspa de 1 (dá uns 3 se forem grandes, 4 se forem pequenos)
5 ovos (à temperatura ambiente)
150 gr. de açúcar
1 colher de chá de aroma de baunilha

Modo de preparação:
Primeiro, ligar o forno para que este vá aquecendo.
De seguida, triturar as bolachas e misturá-las muito bem com a manteiga derretida  (eu misturo com as mãos e durante algum tempo). Espalhar este preparado sobre uma forma de fundo amovível (e lados, se chegar).
Entretanto, bater o leite condensado com as gemas. Ir juntando as gemas uma a uma e, depois, aos poucos, o sumo e a raspa do limão. Deitar sobre a tarte e levar ao forno, a 200ºC, por 15 minutos para cozer.
Enquanto a tarde coze, bater as claras até estas ganharem espuma e nessa altura adicionar aos poucos o açúcar e o aroma de baunilha, batendo até obter um merengue bem firme.
Por fim, colocar o merengue sobre a tarde (que entretanto já cozeu) e levar novamente ao forno, a 180ºC, até o merengue ganhar um tom dourado.


Bom apetite!

Segredos: 
Para ficar com efeitos giros, deitar o merengue às colheradas para cima da tarte.

P.S.
Com o calor, a tarte ganhou uns pingos dourados por cima, mas como achei que ficava giro, não tirei :-)