quinta-feira, 26 de abril de 2012

Muffins ou Queques de chocolate e banana

















Estou aqui com uma dúvida: queques ou muffins, qual é a diferença? Para mim, neste momento, é tudo a mesma coisa, por isso vou baptizar estes de muffins, que é mais fácil :-)
Pois é, no feriado do 25 de Abril, que soube bem como tudo, resolvi fazer uns muffins para distribuir pela família. A escolha recaiu nestes, com banana e chocolate, precisamente porque tinha estes ingredientes em casa e já precisavam de ser gastos...
Tinha a receita impressa, não sei de onde veio, e só depois de preparar tudo é que reparei que não precisava de batedeira! Foi a primeira vez que fiz bolos e que não precisei de a usar. E foi das coisas mais fáceis e rentáveis que já fiz. Passo a explicar.

Ingredientes:
300 gr de farinha
150 gr de açúcar
100 gr de manteiga
2 colheres de chá de fermento em pó
1 ovo
175 ml de leite
2 bananas grandes
100 gr de chocolate partido aos bocados (usei 85 gr)

Modo de preparação:

Ligar o forno a 200ºC e preparar a forma. Eu usei a do costume, que adoro. É esta. Aliás, usei duas formas, porque ia fazer doze muffins. Coloquei em cada espaço uma forminha de papel, por isso não untei.

Começar por esmagar as bananas. Reservar.
Misturar a farinha com o açúcar num recipiente e, noutro, o ovo batido, a manteiga derretida e o leite. Juntar os elementos líquidos aos sólidos e misturar bem. Adicionar as bananas esmagadas e o chocolate (eu usei um chocolate normal preto e piquei-o em pedaços na picadora).
Encher 3/4 de cada uma das forminhas e levar ao forno até estarem cozinhados, cerca de 20, 30 minutos.

Bom apetite!

Segredos:
Huuuummmm, acho que não tem.. Como havia dito, é muito fácil e rápido de fazer...
Ah, lembrei-me de uma coisa! A massa não deu para 12, deu para 18!

Sem comentários: