quarta-feira, 14 de março de 2012

Queques de laranja



Olá!

Mais um dia de sol (confesso que já estou farta...) e mais uma receita para partilhar (disto não me canso!).
A pretexto de festejar o aniversário do Duarte, um colega de trabalho, que, sendo homem (lol), não tem muita aptidão para a cozinha, ofereci-me para fazer uma coisinha doce que nos acompanhasse no café matinal. E como tinha umas laranjas em casa a precisar de uso, decidi experimentar esta receita de queques de laranja.
Correu bem e acho que são óptimos para acompanhar com um chá ou um café. Daqui a pouco vamos experimentar a combinação, enquanto discutimos a "situação" do nosso Porto :-)
São muito fáceis de fazer.

Ingredientes:
4 ovos
30 ml de óleo
70 ml de sumo de laranja (mais ou menos 1 laranja)
150  gr de açúcar (branco ou amarelo)
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento

Modo de preparação:
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. De seguida, adicionar a farinha, o óleo, o sumo da laranja e envolver tudo muito bem. Por fim, incorporar as claras batidas em castelo e, como passo final, acrescentar o fermento. 
Vai ao forno em formas untadas de manteiga (ou formas de silicone) durante uns 15 minutos, a 200ºC. 

Segredos:
Nada de especial. Em relação às formas, desta vez usei as de silicone. Usei seis, ligeiramente untadas com vaqueiro líquido, e outras seis com forminhas de papel lá dentro. Como ainda sobrou massa, untei mais quatro formas de alumínio e fiz mais quatro queques :-)

P.S.
As fotos seguem mais tarde, que o meu computador profissional, apesar de todo xpto, tem umas manias esquisitas, no que à net diz respeito. E por falar em fotos, as minhas são sempre tão feiinhas e tão pouco "comestíveis" :-(

1 comentário:

Kelinha disse...

Já estou com agua na boca ;)*