terça-feira, 20 de março de 2012

Jantar do dia do pai

Olá!

Ontem foi, como se sabe, dia do pai. Para mim, o dia do pai, tal como o da mãe, dos avós, da criança, do namorado, da mulher e por aí é todos os dias. Mas pronto, há estes clichés e lá temos de ir na onda... Como o meu papá está longe, não pude estar com ele. Mas no fim-de-semana vou levar-lhe um docinho especial :-) Aliás, o próximo fim-de-semana vai ser dedicado a novas experiências culinárias, mas depois falamos disso.
Voltando ao dia de ontem, o João convidou os pais para virem jantar cá a casa e então decidi fotografar o "cardápio" para vir aqui partilhar. 
Como foi dia de trabalho, e dos compridos, não deu para grandes aventuras na cozinha. Limitei-me a uma entrada, um prato principal e sobremesa: cogumelos recheados, bacalhau com broa e queques de laranja.
Acho que estava tudo muito bom, se bem que eu me devia ter contido um bocado, pois o meu organismo ainda não está totalmente recuperado, mas pronto, valha pelo que soube :-)

Deixo-vos umas fotos rápidas e as receitas. As quantidades são para quatro pessoas. Para os cogumelos, não segui receita alguma. Vi várias e depois diz uma mistura de todos. Em relação ao bacalhau, fiz mais ou menos a receita da minha irmã, que está no blog dela. Quanto aos queques, fiz a receita que já coloquei aqui no blog; só fiz um ligeiro up-grade: em vez de uma laranja, coloquei duas.

Cogumelos recheados

Ingredientes:
5 cogumelos portobello
75 gr. de tiras de bacon (finas)
1/2 alho francês (só a parte branca)
1/2 cebola
queijo ralado
azeite, sal e pimenta q.b.



Modo de preparação:

Lavar os cogumelos e cortar-lhe os pés. Reservar quatro e deixar um para cortar em pedaços bem pequenos, tal como os pés. Fazer o mesmo com a cebola, o bacon e o alho francês (este último cortado em rodelas bem finas). Colocar tudo na wook, regar com o azeite, temperar com o sal e a pimenta e levar  ao lume. Deixe cozinhar por uns dez minutos em lume médio.
Entretanto, colocar as cabeças dos cogumelos, viradas para baixo, num recipiente de ir ao forno, rechear cada um deles com o preparado, cobrir de queijo ralado e levar ao forno, médio, por uns sete minutos. E voilá!

Bacalhau com broa

Ingredientes:
3 postas de bacalhau grossas
16 batatas pequenas
1 molho de grelos
6 dentes de alho
1 cebola grande
2 folhas de louro
sal, leite e azeite q.b.
1/4 de broa de milho

Modo de preparação:
Comece por assar as batatas a murro. Lavá-las muito bem, colocá-las num tabuleiro com sal e levar ao forno. Demoram cerca de 1h a ficar prontas. Depois disso, retiram-se do forno, dá-se um pequeno murro a cada uma (como estão muito quentes, convém usar um pano de cozinha para ajudar!) e estão prontas.
 
Enquanto as batatas estão a assar, vão-se fazendo o resto das tarefas. Primeiro, e para já ficar despachado, esfarela-se a broa. Eu usei a picadora... De seguida, colocar o bacalhau cru em leite, por uns quinze minutos, só para amaciar. Depois, coza-o em água com as folhas de louro e três dentes de alho. Quando estiver, retire as postas de bacalhau (que deve deixar arrefecer para depois lascar) mas reserve a água da cozedura para cozer os grelos, tarefa que pose executar de seguida. Os grelos cozem rápido, no máximo uns dez minutos. Entretanto, num outro tacho, já deve ter o azeite com a cebola cortada em rodelas finas, bem como os olhos laminados, a amaciar. Deixe cozer em lume brando, e acrescente um pouco do leite onde esteve o bacalhau, duas ou três colheres de sopa. 
A última tarefa é juntar tudo para levar ao forno. Assim, no tacho que tem o azeite, as cebolas e os alhos, coloca-se o bacalhau já feito em lascas, os grelos e mistura-se tudo. Num recipiente próprio para ir ao forno, coloca-se esta mistura, as batatas de lado (como está na figura) e a broa por cima do preparado de bacalhau. Se quiser, pode regar as batatas com um fio de azeite. No forno, são uns dez minutos no máximo. É só o tempo da broa corar...

Quanto aos queques de laranja, a receita já partilhei, deixo só uma foto desta última fornada.


Sem comentários: