sexta-feira, 30 de março de 2012

Muffins de chocolate e muffins de baunilha

Estes muffins eram para, supostamente, levar para um almoço que íamos ter Domingo, na casa de uns amigos, no Douro, mas, coitados, não chegaram ao destino, ou melhor, tiveram outro destino: alguns estômagos esfomeados :-) 
Os de baunilha, para mim, estavam melhores. Acho que eu e este tipo de bolos "versão chocolate" não estamos a combinar muito bem... Ambas as receitas são fáceis e saem já de seguida!


Muffins de baunilha


Ingredientes:
125 gr. de açúcar
125 gr. de manteiga amolecida
2 ovos
1/2 colher de essência de baunilha
125 gr. de farinha
6 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento


Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, juntar a manteiga com o açúcar e bater até obter uma mistura cremosa. Acrescentar os ovos, um a um. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater bem. Por último, adicionar o leite e a baunilha. Verter a mistura para as formas (eu usei as minhas novas formas de metal - baratas e muito eficientes - com as formas de papel lá dentro) e levar ao forno por 15, 20 minutos. 
Depois de prontos e arrefecidos, coloquei um pouco do creme que usei para rechear o bolo do crisma da Xaninha e voilá, ficaram quase cupcakes ;-)



Muffins de chocolate

Ingredientes:
150 gr. de manteiga
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
3/4 chávena de cacau
2 ovos
1 colher chá de fermento


Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num recipiente próprio, misturar a manteiga e o açúcar, até obter uma consistência fofa. De seguida, adicionar o cacau, os ovos e a farinha. Misturar bem. Verter esta mistura para as formas e levar ao forno entre 10 a 15 minutos (eu deixei mais que isto e não gostei muito do resultado; acho que os queques/muffins/cupcakes ficaram meios esquisitos...). 

Já depois de frio, coloquei um pouco de creme de chocolate (o creme que usei para barrar este bolo e que sobrou) e ficaram assim :-)

Sem comentários: