segunda-feira, 17 de março de 2008

Avaliação dos professores

A questão da avaliação dos professores está na ordem do dia e penso que merece uma pequena reflexão/opinião da minha parte.

A avaliação dos professores é um processo bastante complexo. Daí que, antes de se enveredar por esse caminho, dever-se-iam ter estudado vários modelos e as melhores formas de o aplicar ao sistema de ensino português e à realidade social portuguesa.

Estou de acordo em que se faça uma avaliação (na minha situação de recém-formada até considero que seria vantajoso) mas não concordo com o modo como essa avaliação seria feita. Há toda uma série de factores que deverão ser levados em conta num processo de avaliação educativo onde não entram apenas competências mas também, e principalmente, professores, alunos, escolas, meio familiar, social, económico... E há que escolher adequadamente quem deverá fazer essa avaliação, tarefa que também não é fácil.

Os objectivos do Governo deveriam, realmente, prender-se com a procura de melhorar a qualidade do desempenho dos docentes e a qualidade do ensino e não apenas regular a progressão destes na carreira, como me parece estar a acontecer. Além do mais, a proposta actual é burocrática (como quase tudo no nosso país) e, na minha opinião, regida por uma necessidade de provar a “alguém” o suposto sucesso dos alunos portugueses (mesmo que esse sucesso seja mais um insucesso). Ficava muito bem nas “conquistas” do partido político dominante uma “pauta” só de positivas!

Existem várias causas para justificar o insucesso e abandono escolar. Eu poderia nomear várias delas, tais como o conteúdo e a articulação dos currículos, a dimensão exagerada do número de alunos por turma, a falta de condições de trabalho nas escolas resultante em parte da sobrelotação das mesmas, maus ambientes sociais, etc. Mas nunca, apenas, os professores. Estes não são meros funcionários administrativos mas agentes do saber, alguém que para exercer a sua profissão precisa de estudar, planear, reflectir, avaliar saberes e capacidades… Avaliação sim, mas bem-feita, ponderada, justa e justificada.

Sem comentários: