terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cheesecake de morango


Não faço ideia quando foi a primeira vez que fiz cheesecake, nem onde arranjei a receita, mas esta é das sobremesas  que mais me pedem para fazer. Aí vai a receita que eu sigo.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
6 a 8 folhas de gelatina incolor (depende do tamanho das mesmas)
200 gr. de queijo philadelphia (1 pacote)
1 pacote de bolacha maria
125 gr. de manteiga
doce de morango (1 frasco normal)

Modo de preparação:
Reduzir as bolachas a pó, na picadora. Derreter a manteiga. Juntar as duas coisas, mexer bem e amassar com as mãos. Barrar o fundo de uma forma própria para este tipo de sobremesa (daquelas que tem fundo amovível) e levar ao frigorífico por cerca de 1h. 
De seguida, demolhar as folhas de gelatina em água. Escorrer e derreter em 1 dl de leite (que deve estar quente mas não a ferver). Entretanto, vai-se preparando o creme. Primeiro, bater as natas em chantily. À parte, juntar o queijo com o leite condensado e envolver bem. Juntar este preparado às natas, envolver e acrescentar, por fim, as folhas de gelatina já derretidas no leite. Deitar sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico por umas 5h (se a pressa for muita, pode ir um bocadinho ao congelador).
Depois de o creme estar bem sólido, espalha-se o doce de morango por cima. Eu costumo demolhar uma folha de gelatina e juntá-la ao doce, levando-o ao lume. Assim, o doce solidifica melhor e evita-se que escorra, quando se desenformar.
Leva-se novamente ao frigorífico até à hora de servir. 

Desenformar o cheesecake nem sempre é fácil. Se virem que a bolacha não está a "colaborar", deixem ficar o fundo da forma e coloquem assim no prato.

Segredos:
1. Eu uso sempre natas Agros.
2. Se encontrar bolacha maria "marbu dourada" é a que uso.
3. A manteiga fica melhor se for derretida em banho-maria.
4. O doce de morango pode ser substituído por doce de frutos silvestres, ou doce de framboesa.

Bom apetite!

2 comentários:

MissCatarina disse...

Fantástico e delicioso.

Anónimo disse...

ola nao gostei