sexta-feira, 11 de abril de 2008

Vantage Point

Fui ver o “Vantage Point” ou, falando em português, “Ponto de Mira”.

O filme resume-se ao seguinte: o presidente americano é vítima de um atentado na abertura de uma cimeira em Espanha sob o olhar incrédulo de uma equipa de um canal de TV, de um agente secreto que é o seu guarda-costas, de um turista americano que está de férias, de um polícia espanhol que desconfia que há alguma coisa mal, do próprio presidente e dos responsáveis pelo atentado... É este o truque e o trunfo do filme, pegar no mesmo acontecimento e vê-lo de diferentes pontos de vista.
Sempre que há uma mudança de perspectiva, regride-se até ao ponto zero da acção e relança-se outro ponto de vista, mais perto da verdade sobre o atentado. Cada personagem possui dados diferentes que permitem ir completando o quebra-cabeças.

É basicamente isto. Com boas interpretações de William Hurt, Eduardo Noriega, Dennis Quaid e Matthew Fox, o filme prendeu-me à cadeira do princípio ao fim. Gostei especialmente da conjugação das várias e diferentes perspectivas sobre um mesmo acontecimento, da pertinência temática e do ritmo que o filme tem. Peca pela curta duração e pelo que ficou por explicar. Algumas histórias foram pouco desenvolvidas…

Vale a pena ir ver, proporciona uns bons momentos cinéfilos :-)

Sem comentários: