sexta-feira, 30 de março de 2012

Formas baratas e eficientes

São estas as formas de que falo. E gosto muito! 


Muffins de chocolate e muffins de baunilha

Estes muffins eram para, supostamente, levar para um almoço que íamos ter Domingo, na casa de uns amigos, no Douro, mas, coitados, não chegaram ao destino, ou melhor, tiveram outro destino: alguns estômagos esfomeados :-) 
Os de baunilha, para mim, estavam melhores. Acho que eu e este tipo de bolos "versão chocolate" não estamos a combinar muito bem... Ambas as receitas são fáceis e saem já de seguida!


Muffins de baunilha


Ingredientes:
125 gr. de açúcar
125 gr. de manteiga amolecida
2 ovos
1/2 colher de essência de baunilha
125 gr. de farinha
6 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento


Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, juntar a manteiga com o açúcar e bater até obter uma mistura cremosa. Acrescentar os ovos, um a um. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater bem. Por último, adicionar o leite e a baunilha. Verter a mistura para as formas (eu usei as minhas novas formas de metal - baratas e muito eficientes - com as formas de papel lá dentro) e levar ao forno por 15, 20 minutos. 
Depois de prontos e arrefecidos, coloquei um pouco do creme que usei para rechear o bolo do crisma da Xaninha e voilá, ficaram quase cupcakes ;-)



Muffins de chocolate

Ingredientes:
150 gr. de manteiga
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
3/4 chávena de cacau
2 ovos
1 colher chá de fermento


Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num recipiente próprio, misturar a manteiga e o açúcar, até obter uma consistência fofa. De seguida, adicionar o cacau, os ovos e a farinha. Misturar bem. Verter esta mistura para as formas e levar ao forno entre 10 a 15 minutos (eu deixei mais que isto e não gostei muito do resultado; acho que os queques/muffins/cupcakes ficaram meios esquisitos...). 

Já depois de frio, coloquei um pouco de creme de chocolate (o creme que usei para barrar este bolo e que sobrou) e ficaram assim :-)

O crisma da Xaninha e a primeira experiência com pasta de açúcar

Olá!
No fim-de-semana passado, foi o crisma da Xaninha e eu fiquei encarregue das sobremesas. Como andava mortinha para experimentar a pasta de açúcar, aproveitei a ocasião e aventurei-me no mundo das coberturas.
Não gostei muito da experiência. Até gostei do resultado, apesar de muito primário, mas deu-me imenso trabalho e o facto de ter feito uma data de outras sobremesas antes, não ajudou muito... Na hora de enfeitar o bolo, já só queria paz e descanso!
E porque é que me deu muito trabalho? Primeiro, porque não tinha muito espaço e o facto de estar a sujar tudo irritava-me. Segundo, porque a massa tem de ser trabalhada (ou seja, bem amassada com as mãos, antes de a alisar) e isso foi chato. Até me ficaram a doer as mãos... Enfim, valeu o pormenor de a massa ser saborosa e de quem comeu ter gostado.

Vou deixar a receita que fiz.

Bolo com pasta de açúcar

Ingredientes:
Para o bolo
8 ovos
300 gr. de açúcar
200 gr. de farinha
raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de fermento 
Para o recheio
1 pacote de natas Agros
1 colher chá corante rosa
3 colheres sopa de açúcar
Para a cobertura
pasta de açúcar branca
pasta de açúcar rosa 

Modo de preparação: 

Separar as gemas das claras e bater as últimas em castelo (os ovos devem estar à temperatura ambiente). Num recipiente próprio, bater o açúcar, a manteiga e os ovos. De seguida, juntar a farinha, o fermento e a raspa do limão. Incorporar as claras no preparado anterior e levar ao forno pré-aquecido numa forma previamente untada e polvilhada (untei com vaqueiro líquido e usei duas formas redondas, em vez de uma, médias, porque assim recheava-se melhor).
Entretanto bater as natas bem firmes. Quando assim estiverem, juntar as colheres de açúcar e o corante.
Quando o bolo tiver arrefecido, recheá-lo com este creme.
Colocar numa boleira hermética (ou qualquer coisa onde não entre ar, nem cheiro) e levar ao frigorífico por um bocado para endurecer.

Finalmente, a pasta de açúcar. Vou contar a minha experiência.
Como já referi, comecei por amassá-la bem, como se fosse plasticina (foi o que me recomendaram...). Polvilhei a bancada de trabalho com farinha maizena, para que a pasta não agarrasse e lá fui tentando esticar, com um rolo da massa que comprei especialmente para o efeito... Não foi de todo complicado, mas a massa ainda pegou algumas vezes à bancada e lá tinha eu de voltar ao início... Depois de ter conseguido alisá-la bem, tratei de transferi-la para o bolo e essa parte até se fez bem. Depois foi só cortar o que ficou a mais e enfiar para dentro as pontinhas, para não ficar nada a ver-se! E o resultado é mais ou menos o que se vê nas fotos.
Tinha comprado também pasta rosa, uns cortadores em forma de letras e outros em forma de flor, mas confesso que a decoração ficou fraquinha, pois eu já estava mesmo MUITO farta da cozinha :-)
Ah, colei as letras e as flores com uma cola alimentar que também comprei para o efeito.

Neste dia fiz também um bolo para o dia do pai (que já tinha passado), do qual já deixei aqui a receita. E duas versões de muffins, cujas receitas partilho a seguir :-)

terça-feira, 20 de março de 2012

Jantar do dia do pai

Olá!

Ontem foi, como se sabe, dia do pai. Para mim, o dia do pai, tal como o da mãe, dos avós, da criança, do namorado, da mulher e por aí é todos os dias. Mas pronto, há estes clichés e lá temos de ir na onda... Como o meu papá está longe, não pude estar com ele. Mas no fim-de-semana vou levar-lhe um docinho especial :-) Aliás, o próximo fim-de-semana vai ser dedicado a novas experiências culinárias, mas depois falamos disso.
Voltando ao dia de ontem, o João convidou os pais para virem jantar cá a casa e então decidi fotografar o "cardápio" para vir aqui partilhar. 
Como foi dia de trabalho, e dos compridos, não deu para grandes aventuras na cozinha. Limitei-me a uma entrada, um prato principal e sobremesa: cogumelos recheados, bacalhau com broa e queques de laranja.
Acho que estava tudo muito bom, se bem que eu me devia ter contido um bocado, pois o meu organismo ainda não está totalmente recuperado, mas pronto, valha pelo que soube :-)

Deixo-vos umas fotos rápidas e as receitas. As quantidades são para quatro pessoas. Para os cogumelos, não segui receita alguma. Vi várias e depois diz uma mistura de todos. Em relação ao bacalhau, fiz mais ou menos a receita da minha irmã, que está no blog dela. Quanto aos queques, fiz a receita que já coloquei aqui no blog; só fiz um ligeiro up-grade: em vez de uma laranja, coloquei duas.

Cogumelos recheados

Ingredientes:
5 cogumelos portobello
75 gr. de tiras de bacon (finas)
1/2 alho francês (só a parte branca)
1/2 cebola
queijo ralado
azeite, sal e pimenta q.b.



Modo de preparação:

Lavar os cogumelos e cortar-lhe os pés. Reservar quatro e deixar um para cortar em pedaços bem pequenos, tal como os pés. Fazer o mesmo com a cebola, o bacon e o alho francês (este último cortado em rodelas bem finas). Colocar tudo na wook, regar com o azeite, temperar com o sal e a pimenta e levar  ao lume. Deixe cozinhar por uns dez minutos em lume médio.
Entretanto, colocar as cabeças dos cogumelos, viradas para baixo, num recipiente de ir ao forno, rechear cada um deles com o preparado, cobrir de queijo ralado e levar ao forno, médio, por uns sete minutos. E voilá!

Bacalhau com broa

Ingredientes:
3 postas de bacalhau grossas
16 batatas pequenas
1 molho de grelos
6 dentes de alho
1 cebola grande
2 folhas de louro
sal, leite e azeite q.b.
1/4 de broa de milho

Modo de preparação:
Comece por assar as batatas a murro. Lavá-las muito bem, colocá-las num tabuleiro com sal e levar ao forno. Demoram cerca de 1h a ficar prontas. Depois disso, retiram-se do forno, dá-se um pequeno murro a cada uma (como estão muito quentes, convém usar um pano de cozinha para ajudar!) e estão prontas.
 
Enquanto as batatas estão a assar, vão-se fazendo o resto das tarefas. Primeiro, e para já ficar despachado, esfarela-se a broa. Eu usei a picadora... De seguida, colocar o bacalhau cru em leite, por uns quinze minutos, só para amaciar. Depois, coza-o em água com as folhas de louro e três dentes de alho. Quando estiver, retire as postas de bacalhau (que deve deixar arrefecer para depois lascar) mas reserve a água da cozedura para cozer os grelos, tarefa que pose executar de seguida. Os grelos cozem rápido, no máximo uns dez minutos. Entretanto, num outro tacho, já deve ter o azeite com a cebola cortada em rodelas finas, bem como os olhos laminados, a amaciar. Deixe cozer em lume brando, e acrescente um pouco do leite onde esteve o bacalhau, duas ou três colheres de sopa. 
A última tarefa é juntar tudo para levar ao forno. Assim, no tacho que tem o azeite, as cebolas e os alhos, coloca-se o bacalhau já feito em lascas, os grelos e mistura-se tudo. Num recipiente próprio para ir ao forno, coloca-se esta mistura, as batatas de lado (como está na figura) e a broa por cima do preparado de bacalhau. Se quiser, pode regar as batatas com um fio de azeite. No forno, são uns dez minutos no máximo. É só o tempo da broa corar...

Quanto aos queques de laranja, a receita já partilhei, deixo só uma foto desta última fornada.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Queques de laranja



Olá!

Mais um dia de sol (confesso que já estou farta...) e mais uma receita para partilhar (disto não me canso!).
A pretexto de festejar o aniversário do Duarte, um colega de trabalho, que, sendo homem (lol), não tem muita aptidão para a cozinha, ofereci-me para fazer uma coisinha doce que nos acompanhasse no café matinal. E como tinha umas laranjas em casa a precisar de uso, decidi experimentar esta receita de queques de laranja.
Correu bem e acho que são óptimos para acompanhar com um chá ou um café. Daqui a pouco vamos experimentar a combinação, enquanto discutimos a "situação" do nosso Porto :-)
São muito fáceis de fazer.

Ingredientes:
4 ovos
30 ml de óleo
70 ml de sumo de laranja (mais ou menos 1 laranja)
150  gr de açúcar (branco ou amarelo)
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento

Modo de preparação:
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. De seguida, adicionar a farinha, o óleo, o sumo da laranja e envolver tudo muito bem. Por fim, incorporar as claras batidas em castelo e, como passo final, acrescentar o fermento. 
Vai ao forno em formas untadas de manteiga (ou formas de silicone) durante uns 15 minutos, a 200ºC. 

Segredos:
Nada de especial. Em relação às formas, desta vez usei as de silicone. Usei seis, ligeiramente untadas com vaqueiro líquido, e outras seis com forminhas de papel lá dentro. Como ainda sobrou massa, untei mais quatro formas de alumínio e fiz mais quatro queques :-)

P.S.
As fotos seguem mais tarde, que o meu computador profissional, apesar de todo xpto, tem umas manias esquisitas, no que à net diz respeito. E por falar em fotos, as minhas são sempre tão feiinhas e tão pouco "comestíveis" :-(

domingo, 11 de março de 2012

Muffins (ou queques) de nozes e limão



Ora muito boa noite!

Um dia destes, enquanto fazia o almoço, deu-me para, simultaneamente, fazer estas coisinhas boas, porque o meu organismo é chato e está sempre a pedir-me doces. Não percebo que se passa com ele... Eu quero manter a linha, aliás, quero melhorar a linha, mas é tão, tão difícil resistir... É que para além de gostar de comer doces, gosto de os fazer!
Pelo menos parece-me que estes queques pequeninos e fofinhos não são assim uma bomba calórica muito grande e como só fiz doze, o João comeu logo alguns (lol) e o resto vou ter de partilhar com a família, que é enorme, acho que me vou limitar a saborear apenas um exemplar :-)
Deixo-vos a receita e a certeza de que vale a pena experimentar!

Ingredientes:
100 gr manteiga
100 gr açúcar
2 ovos
100 gr de nozes picadas pu miolo de noz
150 gr farinha
50 ml leite
raspa de 1 limão
1 colher de chá de fermento

Modo de preparação: 
Ligar o forno a 180ºC. Bater muito bem a massa com o açúcar até ficar com uma consistência cremosa. De seguida, juntar a raspa do limão e, logo depois, adicionar os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Juntar o leite e mexer bem.
Entretanto, picar ou triturar as nozes e envolver no preparado (neste momento já não precisa da batedeira). Por último, misturar o fermento na farinha e juntar à massa.
Deitar o preparado em formas (eu usei 6 de silicone e 6 de metal. Untei todas), de preferência untadas de manteiga e polvilhadas de farinha, enchendo até 3/4 com a massa. Levar a forno cerca de vinte minutos. Depois de pronto, esperar uns minutos antes de desenformar.   

Bom apetite!


Segredos:
Não há! Quer dizer, isto não é um segredo, é casmurrice minha. Untei as formas de silicone, ao contrário daquilo que me diziam para fazer :-) E a verdade é que os bolos desenformaram muito facilmente!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bolo sem nome





Olá!

Pois é, desta vez trago a receita de um bolo fantástico, super saboroso, mas do qual não sei o nome. 
A história dele é a seguinte: a mãe de um explicando meu, a D. Dulce, fez anos e, estando eu em sua casa, ofereceu-me uma fatia do bolo de aniversário. ADOREI! Era tão mas tão saboroso... Pedi-lhe logo a receita e hoje, que por acaso até é uma data especial, resolvi experimentar fazê-lo. E saiu bem :-)
Já posso comemorar os meus 6 anos e meio de namoro e, mais logo, a vitória do Porto! E outra coisa que não posso dizer ;-)

Ingredientes:

Bolo
200 gr. de açúcar
225 gr. de manteiga 
4 ovos
200 gr. de farinha
1 colher de chá de fermento

Creme de Chocolate
200 gr. de chocolate de culinária em barra 
1 pacote de natas 
1 ou 2 colheres de açúcar (opcional)

Modo de preparação:
Bater muito bem a manteiga com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. De seguida, adicionar os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Por fim, juntar a farinha e envolver no preparado. Levar ao forno em forma sem cone, muito bem untada de manteiga e polvilhada de farinha. O forno deve estar entre os 180 e os 200ºC. Coze em cerca de 20, 25 minutos. Se a parte de cima já estiver pronta mas o meio ainda não, pode usar-se a técnica do papel de alumínio.

Bom apetite!

Segredos:
Um pequeno segredo, que até nem é segredo, é que os ovos, a manteiga e as natas devem estar à temperatura ambiente. 
Outro, é que a forma deve ser untada generosamente, porque o bolo tem tendência a agarrar.
Por último, é importante que se deixe arrefecer antes de desenformar e barrar.