sábado, 25 de fevereiro de 2012

Muffins de chocolate (com ovinhos kinder e lindt)



Olá!

Ando numa de muffins ou queques, chamem-lhe o que quiserem, e, a pretexto dos anos da mamã, resolvi fazer uns de chocolate, pois lá em casa esse ingrediente é rei (confesso que, a mim, as sobremesas de chocolate não dizem muito. Além do mais, nunca ficam exactamente como eu quero...)!
Pesquisei alguma receitas na net mas acabei, como sempre, por inventar... Deixo-vos o resulto daquilo que fiz e a certeza de que, mesmo que o aspecto não o mostre, o resultado é delicioso!

Ingredientes:
200 gr. de manteiga
200 gr. de chocolate de culinária
200 gr. de açúcar
4 ovos
60 gr. de farinha

Modo de preparação:
Levar a manteiga e o chocolate partido aos bocados ao microondas, por cerca de 1 minuto (até derreter). Tirar e mexer, para incorporar bem os dois ingredientes. Entretanto, colocar o açúcar numa taça, juntar-lhe este preparado e bater (com a batedeira). De seguida, juntar a farinha e mexer (com colher).
Deitar na ou nas formas (eu usei de silicone, por não ter a certeza de como usar as outras, de papel) e levar ao forno, por cerca de 10/15 minutos, a uma temperatura de 200ºC.
Desenformar só depois de terem arrefecido (para não quebrarem).

Bom apetite!

Segredos:
Bem, como deu para perceber, a receita base não tem segredos... A alteração que eu fiz foi introduzir um ovinho kinder e um ovo da Lindt em alguns dos muffins, antes de ir ao forno. Escusado será dizer que esses ficaram melhores :-) Então o que levou o ovo da Lindt... Huuuummmm, é, de facto, o melhor chocolate do mundo!




Mudança!

Por norma, não gosto de mudanças. Mas o que não gosto mesmo nada é que mudem os meus planos sem que eu possa ter voto nisso. Enfim, serve este desabafo para dizer que, ao contrário do que acontecia até agora, vou ter de passar as minhas manhãs num gabinete, a trabalhar, quando antes o fazia em casa. O resultado do trabalho vai ser o mesmo, o local é que difere. E a minha vida também. Até aqui, podia, entre uma frase e outra, fazer o almoço, sem stresses nem pressas, e agora vou ter de vir para casa a correr, fazer o almoço a correr e comer a correr. Não gosto. Mas a vida é assim. Tendo plena noção que a minha situação anterior fazia de mim uma privilegiada, agora estou no mesmo patamar que a grande maioria das outras mulheres. Dito isto, vou começar a estudar maneiras de deixar refeições semi-preparadas, pesquisar coisas rápidas de confeccionar e, sempre que ache pertinente, partilharei esses meus achados... Beijinhos e tenham um óptimo fim-de-semana (o meu não começou da melhor maneira. O raio da miúda do andar de cima lembrou-se de ficar doente e chorar, chorar, chorar, logo às 8h da manhã!). 

P.S. Decidi escrever este texto sem parágrafos precisamente para ficar irritadiço, expressando, assim, também, a minha irritação :-)    

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Muffins de banana e ferrero rocher




Hello, again :-)

Esta receita de muffins de banana com ferrero rocher foi inventada por mim. Baseei-me numa receita de muffins de banana e nozes da Colher-de-Pau, mas a preguiça para partir nozes levou-me a inventar...
Aproveitei também para experimentar umas formas novas, de silicone, que comprei no Gato Preto. Gostei muito. Nunca tinha experimentado o silicone na cozinha, mas é muito eficiente (neste caso, só foi complicado lavar)...
Deixo-vos, então, a minha receita, tal como a fiz.

Ingredientes:
3 bananas médias maduras
100 gr. de manteiga derretida
1 ovo batido
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1 pitada de sal
1 chávena de farinha
1 chávena mal cheia de acúcar
4 ferrero rocher

Modo de preparação:
Começar por ligar o forno a 180ºC.
Entretanto, preparar as formas dos queques untando-as e polvilhando com farinha.
Esmagar as bananas e misturar-lhes a manteiga, previamente derretida. Adicionar o açúcar, o ovo batido e a baunilha. Misturar bem e salpicar com o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Acrescentar a farinha e os ferrero rocher partidos grosseiramente e misturar até todos os ingredientes estarem bem incorporados.
Distribuir a mistura pelas formas dos queques e levar a cozinhar durante 25 a 30 minutos.
Retirar e deixar arrefecer numa rede.

Bom Apetite!

Segredos:
Penso que o único segredo desta receita é mesmo a inclusão dos ferrero rocher.. Torna-a diferente!
Ah! Outra coisa. Eu usei formas untadas e formas por untar. As de silicone, que são seis, untei e polvilhei de farinha. As outras, quatro, daquelas normais, meias metalizadas, mas maleáveis, não untei. A diferença foi pouca, mas estes sempre ficaram menos calóricos...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bolo de tangerina



Olá!

Depois de três meses de ausência da blogosfera e da cozinha (a minha vesícula e comidinha boa simplesmente nao combinavam), aqui estou eu, de volta, já sem vesícula mas ainda com alguns cuidados alimentares. Mesmo assim, as experiências culinárias já começaram e as receitas que venho hoje partilhar são ambas fruto de aproveitamentos: uma, de tangerinas que me deram mas a que, aqui em casa, não conseguimos dar vazão; outra de bananas, que já começavam a estar maduras demais.
Com as tangerinas, resolvi fazer um bolo de tangerina. É curioso como se sente perfeitamente o sabor da tangerina, não dando para confundir com qualquer outro citrino, como a laranja, por exemplo. O bolo é bastante fácil de fazer. Deixo, então, a receita.

Ingredientes:
Para o bolo:
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher chá fermento
3 ovos
1 pitada de sal
3 tangerinas com casca

Para a calda:
3 tangerinas (sumo)
3 colheres sopa de açúcar

Modo de preparação:
Bater muito bem os ovos, o óleo e o açúcar. Acrescentar as tangerinas, previamente picadas de forma grosseira na picadora (com a casca). Adicionar a farinha com o fermento e o sal. Untar uma forma de buraco com margarina e enfarinhá-la. Colocar a massa dentro da forma e levar a forno pré-aquecido a 180º, durantre cerca de 50 minutos.
Entretanto, colocar o sumo das outras três tangerinas numa caçarola, juntamente com o açúcar, e levar ao lume até levantar fervura, deixando ferver durante cerca de 2 minutos.
Quando o bolo estiver cozido, retira-se do forno, deixa-se arrefecer um pouco e depois desenforma-se. Para terminar, deita-se a calda por cima do bolo, de forma uniforme, até ficar bem húmido.

Bom apetite!

Segredos:
Ter cuidado para não deixar passar sementes das tangerinas...