sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tarte de lima



Olá!

Hoje venho partilhar convosco uma receita de tarte de lima. A primeira vez que comi, foi em casa da minha irmã, feita por ela, e o meu namorado gostou muito. Logo, tive que aprender rapidamente a fazer :-)
Pois bem, tinha várias receitas, mas acabei por seguir a mais simples e que, a meu ver, parecia funcionar melhor. Já fiz vária vezes e digo-vos que é uma óptima sobremesa de Verão, super fresca e leve. Hoje ia ter um amigo para almoçar e, como tal, ontem à noite o João meteu mãos à obra e, com a minha supervisão, fez a que surge na imagem :-) 

Ingredientes:
1 pacote de bolacha maria (de preferência, Marbu Dorada)
125 gr. de manteiga
2 pacotes de natas Agros
1 lata de leite condensado
4 limas

Preparação:
Antes de mais, faz-se a base. Pica-se a bolacha, derrete-se a manteiga (em banho-maria, de preferência), que depois se junta à bolacha picada,  misturando bem. Convém trabalhar este preparado com as mãos, para que fique no ponto ideal. Colocar numa forma para tartes e levar um pouco ao frigorífico, enquanto se faz o creme.
Raspar a casca das limas e, de seguida, espremer o sumo das mesmas. Reservar.
Num recipiente próprio, juntar o leite condensado com as natas e envolver bem (não usar a batedeira). De seguida, juntar o sumo das limas, que rapidamente dará consistência ao creme. Verter este preparado sobre a base de bolacha, polvilhar com as raspas da lima e levar ao frigorífico por umas 2 horas, no mínimo, antes de servir.

Bom apetite!

Segredos: 
Sinceramente, não tem. É muito fácil de fazer e sai sempre bem...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá


Olá amiguinhos e amiguinhas (Pat a falar à Lucy Abreu Djaló)!

Tenho andado muito ocupada com as minhas investigações e, como tal, não me sobra grande tempo para vir aqui... Mas continuo a cozinhar praticamente todos os dias e hoje arranjei um bocadinho para vir partilhar o prato do jantar: bacalhau à gomes de sá.
Adoro bacalhau, de todas as maneiras. Como aqui em casa estamos de dieta, esta opção pareceu-me mais saudável.

Ingredientes (para duas pessoas):
2 postas de bacalhau demolhada (não precisam de ser muito grossas)
6 batatas grandes
2 dentes de alhos
3 folhas de louro
2 ovos cozidos
azeitonas pretas q.b.
salsa picada
azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Cozer o bacalhau, numa panela com água e 1 folha de louro, por cerca de 10/15 minutos (depende da espessura do bacalhau). Depois de cozido, reservar.
Na água de cozer o bacalhau, coza as batatas, com casca. Temperar de sal. Demora uns 15/20 minutos. Quando estiver, retirar a pele e cortar aos cubos.
Cozer os 2 ovos. Depois de cozidos, partir aos quadrados.
Retirar as espinhas ao bacalhau (eu deixo ficar a pele) e desfiar em lascas grossas
Numa frigideira, ou num tacho, tanto faz, colocar o azeite a cobrir bem o fundo. Juntar o alho cortado, o resto do louro e deixar aquecer (sem refogar). Juntar as batatas, o bacalhau e o ovo, envolver, deixar estar uns 5 minutos e, no final, já depois de tirar do lume, polvilhar com salsa picada, colocar azeitonas e servir.

Bom apetite!

Segredos:
1. Em vez de juntar a batata, o bacalhau e o ovo de uma vez, pode deitar só a batata, deixar estar 5 minutos, o bacalhau por 1 minuto, e o ovo só depois de retirar do lume.