quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Geração "nem-nem"!

Hoje, ao almoço, eu e o João falávamos sobre a geração "nem-nem". É que está na moda falar-se da geração "nem-nem". Mas, afinal, o que é isto, de onde veio, o que ou quem inclui, para onde vai?

Segundo um estudo recentemente divulgado pelo INE, 314.000 portugueses, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, não têm qualquer tipo de actividade. Não trabalham, não estudam; nem uma coisa, nem outra! No entanto, este não é um fenómeno exclusivamente português, uma vez que se verifica um pouco por todo o mundo. 


Não é uma realidade fácil de enfrentar, nem de encarar, mas a verdade é que "dentro" desta geração há casos e casos. Há os casos dos meninos mimados e sem objectivos de vida e/ou ambições... No fundo, satisfeitos por não terem com que se preocupar, por se sentirem protegidos e amparados debaixo das asas dos pais. Há também aqueles que não se importam de estar à sombra da bananeira a descansar, enquanto o Estado os vai ajudando com este ou aquele apoio social.


Mas depois... Depois há aqueles que realmente se sentem frustrados, porque se fartam de batalhar, de procurar, de ir à procura e de, como resultado, terem... nada, algo fraco, algo para remediar... Têm de adiar sonhos, porque a vida não lhes permite sequer pensar neles... Têm de carregar nas costas o peso de sentir que os melhores anos da sua vida estão a passar e não estão a conseguir aproveitá-los como deviam... É lixado...

Por isto e muito mais, acho que deveriam existir duas designações diferentes para a mesma geração (da mesma faixa etária e com problemas similares, mas com ambições e força de vontade muito diferentes...). Não se pode pôr tudo no mesmo saco! 

P.S. Neste texto utilizou-se a palavra "nem" oito vezes lol... 

Sem comentários: