domingo, 20 de fevereiro de 2011

Criatividade

Já passa da meia noite e o meu namorado está a jogar PES com um amigo. Parecem duas crianças encantadas com a vida, como se o resultado final acabasse com todas as desgraças que assolam o mundo, lhes enchesse as contas bancárias ou algo semelhante! Homens lol!

Dada a minha fraca habilidade para este jogo, limitei-me a ser espectadora, mas ao fim do primeiro jogo já estava farta! Decidi vir escrever, mas reparei que estou com uma grave crise de criatividade. E isto pode ser um problema, uma vez que, no meu trabalho, ser criativa é essencial. 


Como muitos sabem, sou investigadora. Porém, muitos não sabem o que é fazer investigação (nomeadamente na área das ciências sociais e humanas; nomeadamente em Portugal)... Tem-me acontecido, com alguma frequência, perguntarem-me a profissão, eu responder, e ouvir algo como "sim, mas fazes o quê?"... E lá tenho eu de explicar, com todos os detalhes, o que é que eu faço exactamente.


Adoro o meu trabalho (e só assim se compreende que seja Sábado à noite e que eu ande à volta do boletim do SNJ, toda contente) e adorava  que a investigação, no nosso país, crescesse, que fosse alvo de mais apoios e incentivos.. Porque ela é essencial, não só para o trabalho académico, mas também para o desenvolvimento das nações. De qualquer forma, o que temos já não é mau de todo. Cabe-me, agora, a mim (e a outros como eu) apresentar resultados positivos do trabalho que temos vindo a desenvolver.

Sem comentários: