terça-feira, 22 de abril de 2008

À distância de um clique

www.superdragões.com www.colectivo95.com www.diabos1982.pt www.claquesslb.no.sapo.pt www.duxxi.org www.juveleo76.com www.torcidaverde.pt www.brigada2004.blogspot.com www.panterasnegras.net www.pwp.netcabo.pt www.frenteleiria.com www.furacoes-sadinos.blogspot.com www.furiaazul.proboards12.com www.furia-azul.weblog.com.pt www.greendevils.no.sapo.pt www.manchanegra85.com www.redboys92.no.sapo.pt www.alvinegros.web.pt www.viiiexercito.com www.whiteangels99.net www.ultrasbracaralegion.blogspot.com www.ultrasmafiavermelha.blogspot.com www.ultrasnaval.blogspot.com www.ultrastemplarios.blogspot.com www.ultrasyellowboys.blogspot.com www.auri-negros.blogspot.com www.brigadatricolor.pt.to www.members.lycos.co.uk/forcaavense

Claques online

Existe uma tendência no mundo ultra português que, apesar de não ser nova, se tem vindo a acentuar nos últimos tempos. As claques nacionais, ao aperceberem-se das potencialidades da internet, decidiram lançar-se na rede e aproveitar todos os aspectos positivos que ela oferece.

Através de sites ou blogues, os grupos de apoio aos clubes portugueses estão em comunicação “directa”, não só com os seus membros, mas com todos aqueles que, através de um clique, acedam às suas páginas.

O grande “boom” na internet dos grupos ultra aconteceu na época 2000/2001. E foi continuando. O Colectivo95, uma das claques do Futebol Clube do Porto, foi dos primeiros a lançar-se na rede e está activo desde 2000. Os Diabos Vermelhos, ultras dedicados ao Sport Lisboa e Benfica, criaram o seu site em 2001 e têm-no mantido activo até ao presente. Do mesmo ano é o site do VIII Exército, um dos grupos de Setúbal que apoia o Vitória local. Os Super Dragões, claque que também apoia o Futebol Clube do Porto, colocaram a sua página online no Verão de 2002 e também a têm conseguido gerir até à data corrente. Durante a época 2003/2004, o Esquadrão Maritimista, associação afecta ao Marítimo, ficou mais perto de tudo e de todos, criando o seu site. Em 2005 foi a vez dos Panteras Negras, outro grupo da cidade do Porto, mas que apoia o Boavista, aderirem ao mundo das novas tecnologias. Mais recentemente, no ano de 2007, os Red Boys, claque do Sporting Clube de Braga, faziam nascer o seu site. De uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, todas as claques compreenderam a importância de usar a internet como meio de comunicação.

Os motivos que levaram estes adeptos a apostar na internet como meio de comunicação são vários. Proporcionar uma maior fluidez na informação aos sócios; facilitar a conversação entre direcção e associados e entre os associados entre si; divulgar a própria claque, os seus ideais, as suas actividades, as suas iniciativas e também o clube que apoiam. A internet é ainda considerada, por estes grupos, um meio de comunicação rápido, fácil e barato e um espaço de informação global onde esta surge na hora e abrange um maior número de pessoas. Opinião também unânime é a de que a internet permite uma maior divulgação pelo país e pelo mundo. Ajuda o clube, mas principalmente a claque a ter maior visibilidade.

No entanto, manter activo e actual o site ou blogue, nem sempre é possível, apesar de ser considerado essencial. Os responsáveis pela manutenção destes locais indicam que, por vezes, enfrentam algumas dificuldades, sendo, a principal, a falta de tempo para actualizar os conteúdos. O trabalho da claque é feito pelos seus membros, de modo voluntário e gratuito, logo nem sempre se torna fácil gerir essa variante. Todos têm a sua vida pessoal e profissional e, como tal, nada funciona tão bem e tão rápido com seria desejado. Alguns elementos referem ainda dificuldades relativamente à parte técnica da manutenção do site ou blogue.

Dificuldades à parte, os responsáveis ultras têm noção de que não podem “viver” sem estar “online”. O futuro dos grupos passará sempre pelos mais jovens e estes já não passam sem internet. É notório, a cada dia, na maior parte das claques, um crescimento do número de sócios que tiveram conhecimento da existência do grupo e do seu funcionamento através deste meio de comunicação. Daí que seja primordial continuar a trabalhar no sentido de manter e, se possível, melhorar, os sites e blogues que cada um destes grupos gere.

Tri-campeões vs Bobos da Corte

Que íamos ganhar era por demais sabido. Foi por 2-0, podia ter sido por mais, podia ter sido por menos. O que vai ficar na memória deste jogo são os 100 adeptos lampiões que vieram ao Dragão (e que, mais uma vez, incompreensivelmente, só chegaram ao intervalo); são as declarações do Chalana (que ficou satisfeito com o resultado); são as boas coreografias (Colectivo em grande, SD medianos, mas com piada) e a música do "Chamem a polícia"! Na minha memória vai ficar também a estranheza de não ter ido jantar fora... Mais um clássico, mas sem o sabor de verdadeiro confronto...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Vantage Point

Fui ver o “Vantage Point” ou, falando em português, “Ponto de Mira”.

O filme resume-se ao seguinte: o presidente americano é vítima de um atentado na abertura de uma cimeira em Espanha sob o olhar incrédulo de uma equipa de um canal de TV, de um agente secreto que é o seu guarda-costas, de um turista americano que está de férias, de um polícia espanhol que desconfia que há alguma coisa mal, do próprio presidente e dos responsáveis pelo atentado... É este o truque e o trunfo do filme, pegar no mesmo acontecimento e vê-lo de diferentes pontos de vista.
Sempre que há uma mudança de perspectiva, regride-se até ao ponto zero da acção e relança-se outro ponto de vista, mais perto da verdade sobre o atentado. Cada personagem possui dados diferentes que permitem ir completando o quebra-cabeças.

É basicamente isto. Com boas interpretações de William Hurt, Eduardo Noriega, Dennis Quaid e Matthew Fox, o filme prendeu-me à cadeira do princípio ao fim. Gostei especialmente da conjugação das várias e diferentes perspectivas sobre um mesmo acontecimento, da pertinência temática e do ritmo que o filme tem. Peca pela curta duração e pelo que ficou por explicar. Algumas histórias foram pouco desenvolvidas…

Vale a pena ir ver, proporciona uns bons momentos cinéfilos :-)

domingo, 6 de abril de 2008

Campeões


Foi fácil, até foi barato e só é pena não nos dar milhões lol...

O Porto sagrou-se, no último Sábado, campeão nacional de futebol pela 23ª vez, ao vencer o Estrela da Amadora, por 6-0, com golos de Lucho, Tarik, Quaresma, Maurício (p.b.), Bruno Alves e, como não podia deixar de ser, Lisandro. Esta é a segunda vez que vencemos três campeonatos seguidos.

O resultado ajudou à comemoração, fazendo deste jogo o ideal para se festejar o título. E não faltou nada para que a festa fosse feita: o público habitual e aquele que só vem a estes jogos; os bombos das claques e os bombos da fanfarra; as comemorações normais, menos efusivas, daqueles para quem este jogo é o culminar de uma caminhada sempre a acompanhar o Porto e as comemorações vibrantes e entusiásticas de quem só palpita com o jogo do título.

Ironias à parte, a verdade é que temos mais um campeonato ganho com relativa facilidade, uma Taça de Portugal a caminho e só é pena termos ficado pelo caminho na Champions… Temos um leque de jogadores de alto nível e muito apetecíveis (leia-se cobiçados) e seria bom que os conseguíssemos manter para, na próxima época, conseguirmos fazer, no mínimo, o mesmo que nesta. O que, com a concorrência actual, não é difícil…

Vou ficar, agora, a torcer pelo Guimarães para “vice”. Até porque, afinal, somos quase vizinhos, não é verdade?!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

U23D

Fui assistir à antestreia do filme/concerto U23D. Simplesmente ESPECTACULAR, BRUTAL!!! Parece mesmo que estamos num concerto dos U2 ao vivo... O filme agrega imagens em 3D e som Surround 5.1, criando, assim, uma experiência cine-musical diferente. Aconselho a que vão ver, sejam, ou não, fãs dos U2.